Nós nos mudamos para o século XX, quando a morte do arquiduque da Áustria, Franz Ferdinand foi produzido em 1914. Este evento desencadeou uma série de eventos violentos que, eventualmente, acabam produzindo como resultado, a Primeira Guerra Mundial.
Depois de iniciar a terrível batalha, uma nova guerra seria paralisado por causa dos acontecimentos terríveis. O mundo do futebol entraria para os casos realmente óbvias onde um clima belicoso e violento prevaleceram, que não permitem que o futebol fosse jogado em boas condições.
Ele veio do frio do inverno de dezembro, e com ele o Natal de 1914. Um grupo de soldados britânicos e alemães estavam perto da famosa Frente Ocidental. Era um lugar assustador, território neutro, onde havia a presença de corpos mortos em todo lugar e apenas o som de artilharia e arsenais de ambos os lados ser ouvido. Ali, naquele lugar cinzento com um tempo triste e fria, seria talvez um dos mais belos episódios da história do futebol.
Natal sempre foi uma época de alegria, união e, acima de tudo, esperança. E mais, nesse momento, onde o frio, desolação e tristeza pairou ao redor do mundo. Mesmo o governo alemão iria enviar pinheiros de Natal ao seus soldados, que foram decorados com alegria para que os homens não se sentisse longe de casa. Aqueles soldados alemães não queriam violência, mas aproveitar este Natal em paz. Perto deles foram os britânicos, que desde o seu confinamento ouvia canções alegres desses inimigos. Perplexos, eles começaram a aplaudir e respondeu-lhes com mais músicas e canções de Natal. Neste pequeno canto do mundo, havia uma atmosfera de harmonia e felicidade em um mundo onde a anarquia e a guerra foram o pão de cada dia.
A verdade é que ainda não é conhecido, e você nunca sabe exatamente quem foi o primeiro a dar, mas o que era para a história é que um grupo de soldados de ambos os lados deixaram seus postos nesta noite para se reunir com seus adversários . O objectivo não era a guerra, como sempre tinha sido no momento, mas confraternizam-se e compartilhar do feriado com os rivais. Em uma noite mágica havia presentes, apertos de mão, álcool, brinde ao fim da guerra e, especialmente união. A situação gerou uma atmosfera nostálgica, por isso foi decidido enterrar os seus mortos de cada lado, em paz, e o melhor de tudo, terminar a noite com chave de ouro: um jogo de futebol amigável.
O fósforo ocorreu entre o riso e alegria. Alemães e ingleses deixaram suas diferenças de lado para imortalizar o momento com uma batalha mais alegre: o futebol. Não houve disputas sobre a luta pela bola; não havia atrito cursos mais do que ser feliz; não havia mais tragédia. Naquela noite, as armas não existia e não era mesmo a barreira da língua para eles. Eles dizem que os alemães saíram vitoriosos por 3-2, mas ninguém se importava com o placar naquela noite foram todos os vencedores.
Houve um sobrevivente naquela noite, que contou a história com o mundo. O nome dele é Bertie Felstead, e em 2001 deu uma entrevista à FIFA, antes de sua morte, no mesmo ano, seus 106 anos. O homem estava no País de Gales e lembrou os fatos como se tivesse sido no dia anterior: "Se bem me lembro, os primeiros alemães abandonaram suas posições e veio em nossa direção. Muitos dos nossos homens, seguimos os seus passos espontaneamente. Eu não sei como apareceu uma bola naquele lugar, e assim começou neste jogo de futebol estranho. Ao invés de jogar, chutávamos a bola; lembro que havia mais de 100 jogadores. Eu estava muito feliz, porque eu gosto de jogar futebol. Eu não sei por quanto tempo o jogo durou, talvez uma meia hora. Ninguém se importava com o resultado. "
A verdade é que o jogo terminou em um bom caminho. E embora existam diferentes versões do final, tudo se assemelham um pouco. Um general britânico disse que um partido se aproximou, eu parou bruscamente e gritou: "O inimigo que você matar, você não faz um amigo"; tudo terminou bem, mas quando os respectivos chefes ficaram sabendo, todos os soldados foram repreendido e ameaçado, queriam sentenciá-los de "traição". A certeza é que o alto comando não concordou com esse evento.
Eles até tentaram que a história não fosse conhecido. Mas no final eles não podiam silenciar os sobreviventes, e via e-mail e diferentes testemunhos, o jogo de futebol mais bonito acabou indo para a história.
Estes são todos os detalhes que são conhecidos. E embora haja alguns que dizem que a trégua durou até fevereiro, outros indicam que tudo é falso. No entanto, a coisa mais importante em tudo isso é que em uma véspera de Natal de 1914 o futebol foi responsável por dois lados deixar de lado seu ódio e discórdia, para imortalizar a história do futebol mais bonito do Natal.
Por: Alejandro Correia
GOSTOU?
caso deseje ajude a compartilhar esse post clicando em curtir ou compartilhar ao final do artigo. recomende no G+!
0 comentários:
Postar um comentário