sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Semáforo de cruzamento diagrama e prática (Comandos Elétricos)

Hoje vamos entender como funciona a parte de comandos de um semáforo em cruzamento, antes de tudo, precisamos conhecer um pouco mais sobre cada componente utilizado para o funcionamento do mesmo.



Disjuntor: É um dispositivo eletromecânico, que funciona como interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.

Relé temporizador: Dispositivo capaz de gerar pulsos ou ciclos em estilo temporizador, capazes de desenvolver diversas funções em escala de tempo ou alimentação pelos temporizadores multi função.   

Contator: É um dispositivo eletromecânico que permite , a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potencia.

Botoeiras: São dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper a carga em um circuito de comando, a partir de um acionamento manual.

Lampadas: Dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa. 

Diagrama elétrico:

Diagrama feito pelo canal Mundo da elétrica
Leitura e interpretação: 

R- Fase 1
S - Fase 2 
K - Contarores 
T - Temporixadores 
F- Fusiveis (Substituimos pelo disjuntor) 
S - Botoeiras
L - Lampadas

A parte laranja no diagrama é a parte que as ligações já foram ligada na pratica, essa, é uma forma de não se perder na hora das ligações dos fios.

Conheça a função de cada parte do diagrama passo a passo:

Simbologia e prática de uma botoeira

Acionando a botoeira NA, liga-se todo o circuito
Acionando a botoeira NF, desliga todo o circuito

Simbologia e pratica de um contator
Quando a bobina do contator é energizada o contato que na imagem está NA,  muda sua posição para NF. Ao ser desconectado a alimentação dos terminais da bobina, o contato volta a sua posição inicial.

Simbologia e prática de um relé temporizador

Os relés de tempo, geralmente possuem um contato comutador acionado por uma bobina eletromagnética, com retardo na ligação ou desligamento.

Quando a bobina é energizada, ao contrario do contator, que inverte imediatamente o contato, o potenciômetro juntamente com um circuito eletrônico interno retarda o acionamento do contato. O temporizador aguardará o tempo ajustado e só apos este tempo irá comutar o contato.


Finalizamos mais um artigo e espero que tenham gostado. Caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, deixe nos comentários que irei responder! 

Além do Blog, você pode me acompanhar também no Youtuber


Gostou?
Caso deseje, ajude a divulgar esse post clicando em curtir ou compartilhar ao final do artigo.






Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Maycon Andrade | Suporte: Mais Template